Introdução Alimentar

assortment of vegetable puree

As mamães de primeira viagem ficam ansiosas para este momento

Uma das maiores dúvidas de qualquer mamãe é sobre o momento ideal para dar inicio a introdução alimentar. As recomendações dos pediatras e dos profissionais da área da saúde, é aguardar até o sexto mês de vida do bebê para introduzir os alimentos sólidos.

Talvez você seja do tempo em que os avôs aconselhavam a começar alimentar o baby com alimentos sólidos no quarto mês de vida e pode estar estranhado essa recomendação, mas nos primeiros meses de vida, o organismo da criança ainda é muito imaturo, ou seja, o intestino não consegue separar as substâncias que não são saudáveis.

Entre o quarto e o sexto mês, a proteção interna do intestino do bebê passa por uma evolução chamada de fechamento, onde a blindagem se torna mais inflexível sobre o que pode ou não passar.  Agora ao longo do sexto e do sétimo mês de idade, os intestinos do bebê já são capazes de filtrar os alérgenos (são substâncias dos alimentos, plantas ou de animais que geram uma reação do sistema imunológico e podem causar a inflamação).

Essa é a razão mais importante por esperar a introdução de alimentos sólidos, porém, existe outro motivo, se na família existir algum caso de alergia a algum tipo de alimento, pois o bebê pode vir a desenvolver também.

O mais importante, é você ter paciência a língua e o mecanismo de engolir podem não estarem preparados para atuarem juntos. Com o início da introdução alimentar que o bebê irá desenvolver a aptidão de movimentar a comida do começo da boca. Antes dos quarto mês, ele irá apenas suga.

O segredo é seguir sempre as dicas dos pediatras e não ter pressa, toda criança tem um tempo de desenvolvimento diferente, apressar este processo pode ser estressante para você e principalmente para ele.

 

Comunicação e Marketing – Liliane Daquino 11 9 9856-6850

Contratações, comerciais, campanhas publicitárias, parcerias blog, redes sociais e canal Meu Mundo Mãe.